


Campeonato Paulista da Segunda Divisão -1978,1996,2004
Campeonato Paulista da Terceira Divisão -1966
Campeonato Brasileiro da Série-B - 1988
Além de conhecer times raros de nosso país você poderá ficar por dentro de várias curiosidades e informações por este imenso país.





Embora não estivesse entrando em campo para nenhum grande jogo do campeonato estadual ou brasileiro, o dia 02 de junho de 1976 entraria para sempre na história da Sociedade Esportiva Tiradentes, o clube piauiense de maior projeção no cenário esportivo nacional.
Naquela noite, a maioria de seus jogadores se envolveu em um bárbaro linchamento que provocou a transferência de seus nomes das paginas esportivas para os noticiários policiais.
Lá estavam, além de Jorge Costa, artilheiro do campeonato piauiense e um dos principais jogadores da equipe, os atletas Mundinho, Acióli, Célio Rodrigues, Ivan Limeira, Erasmo, Valdeci, Ubirani, Oliveira Piauí, o massagista Anacleto, o roupeiro Anastácio, o motorista Mano.
Em dado momento da farra, o lateral direito Célio Rodrigues se desentende com a prostituta Teresa Neuma.
Provocado pelo zagueiro Ivan Limeira, ele esbofeteia Teresa que, por sua vez, corre para a mesa onde estava o corretor de automóveis Jacob Ferreira Lima, chegado ali há bem pouco tempo.

Fazendo a dona da boate – Ana Paula – de escudo, Jacob se retira do recinto a pé, sendo perseguido a pouca distancia pelos jogadores, que o apedrejam.A certa altura, ele corre e é perseguido. Ao dobrar a primeira esquina, dá de frente com outro bando de jogadores, ficando cercado e sem alternativa. É agredido a socos e pontapés. O caso termina na polícia, mas Jacob, muito ferido, é transportado para o Hospital Getúlio Vargas, onde veio a falecer poucas horas depois.
O caso foi notícia em todo o país. Jogadores foram presos e o departamento de futebol profissional do Tiradentes desativado pelo Estado Maior da Polícia Militar do Piauí. Por duas vezes, os acusados foram a julgamento, mas recorreram e terminaram por não cumprir nenhuma pena, com o crime sendo prescrito depois de 20 anos.
O Tiradentes tinha, em sua galeria, 10 Campeonatos Piauienses. E também no curriculum a maior goleada do Campeonato Brasileiro, 10x1 do Corinthians/SP.



Fortaleza hoje é, sem dúvida, uma das grandes capitais do Brasil. Com uma população de quase 2.600.000, Fortaleza é a 4ª capital em população, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Atualmente, é o maior PIB do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma movimentação econômica de aproximadamente 16 bilhões de reais ao ano, dados do IBGE.
A Região Metropolitana de Fortaleza tem cerca de 3.415.455 habitantes, sendo uma das cinco maiores áreas urbanas do Brasil e a terceira maior do Nordeste. Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. É por ele que chegam à cidade o maior número de turistas.
O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. A principal área de comércio continua sendo o bairro Centro reunindo o maior número de estabelecimentos. A Avenida Monsenhor Tabosa é outro corredor comercial importante, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema, bem como a Avenida Gomes de Matos no bairro Montese.
Os vários shoppings, dentre os maiores o Iguatemi, North Shopping, Benfica, Aldeota, Del Paseo, formam importantes áreas de comércio e entretenimento.
No mercado financeiro Fortaleza é a sede do Banco do Nordeste. O Banco Central do Brasil tem uma unidade descentralizada em Fortaleza, assim como a Bovespa. Outros bancos que foram extintos como o BANCESA e o BEC que foi incorporado pelo Bradesco tiveram suas sedes na cidade. Foi sede do BICBANCO até 1995.
O América foi fundado no dia 11 de Novembro de 1920, seu presidente hoje é Gianpolo Damasceno. O América não disputa a 1ª divisão cearense de 1998. O clube, na sua fundação não conseguiu a inscrição para o certame de 1920, conseguindo apenas no ano seguinte.
O clube foi vice-campeão cearense de 1923, perdendo o título para o Fortaleza.
E foi sempre assim, o América raras vezes chegava com destaque no Campeonato Cearense, sempre ficava entre penúltimo e último colocado, disputava essas duas posições com o também antigo Calouros do Ar.
Em 1935 foi um ano especial para a torcida do América, o clube conseguiu ser Campeão Cearense, desbancando o extinto Maguari. Em 1966, o América repetiu a dose e conquistou seu último título cearense de sua história, derrotando o Ceará na decisão.
Em 1998, a segunda divisão cearense foi criada, e o América, juntamente com o Calouros do Ar foram rebaixados. Na segunda divisão continuaram sendo lanterna e vice-lanterna alternadamente, até que a 3ª divisão foi criada, e hoje, ambos estão lá. Talvez se uma 4ª divisão for feita, já terá 2 clubes, infelizmente.
Em 1967 o clube participou da Taça Brasil, e foi vice-campeão Norte/Nordeste, perdendo o título para o Náutico, de Recife.

As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do Rio Maguari. Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde.
O clima é megatérmico, úmido, temperatura elevada em torno de 25ºC, pequena amplitude térmica. O regime pluviométrico está em torno de 2.250 a 2.500mm com chuvas regulares, com maior concentração de janeiro a junho. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.

O Clube Municipal Ananindeua agita a cidade desde 3 de Janeiro de 1978; A equipe recebe ajuda de um famoso prefeito da cidade. É Helder Barbalho, filho de Jáder Barbalho. O CMA é um dos seus núcleos políticos: Helder ajudou o time a retornar para a Segunda Divisão estadual e a contratar jogadores experientes, muitos dos quais já haviam atuado no Paysandu e no Remo, levando a equipe para a Primeira Divisão em 2002.
Há alguns anos, o Ananindeua incomoda surpreende no futebol paraense. Em 2002, chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Paysandu. Em 2004 a equipe ficou na 4ª colocação. E em 2006, chegou a ser campeã do Primeiro Turno, enfrentando o Paysandu na final e sendo apenas derrotado nos pênaltis, após vencer o Papão por 3x2.
O clube ainda comemora o título da 2ª divisão paraense em 1996 e o vice do mesmo campeonato de 2001.
Próxima Parada: Fortaleza - Ceará



Nos anos de 2001 e 2004, o Perilima disputou a segunda divisão paraiba, nestes anos, o clube terminou em último lugar, porém, apenas dois times disputavam o torneio, e como os 2 primeiros subiam para a 1ª divisão paraibana, lá vai o Perilima para a elite. 




O Time da cidade é o Sport Club Penedense, foi fundado em 2 de Janeiro de 1909, é, com certeza, o clube mais velho de Alagoas. Durante muito anos o Penedense disputou vários certames promovidos pela Liga Penedense de Futebol, destacando-se como um dos clubes mais famosos do interior alagoano.

Em 1962 o clube participou de seu primeiro Campeonato Alagoano; Sua melhor campanha ocorreu em 1966, quando foi vice-campeão, perdendo o título pro CSA. Crises internas não permitiram que o clube continuasse disputando o certame, fechando seu departamento de futebol.
Em 2000, o clube se preparou para retornar à 1ª divisão alagoana e conseguiu, o Penedense é 2x Campeão da 2ª Divisão Alagoana, em 2000 e 2004.

Próxima Parada: Limoeiro - Pernambuco

O time da cidade é o Olímpico Pirambu Futebol Clube, atual Campeão Sergipano; foi fundado em 4 de Setembro de 1931, apesar de ser um clube relativamente antigo, o Pirambu apareceu agora para o futebol local. A curiosidade ficou por parte de que, quando foi campeão em 2006, o clube nem hino possuia, ele também foi Campeão da 2ª Divisão Sergipana em 2005, portanto 2 títulos seguidos, e, este ano tenta o Bi-Campeonato Estadual.
O Clube manda seus jogos no Estádio André Moura, o Andrezão, em Pirambu.
