sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas

Depois de visitar Fortaleza, vamos à Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Mossoró é a 2ª cidade mais importante do estado, perdendo apenas para a capital, Natal. É o maior produtor, em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia local. A cidade hoje tem cerca de 230mil habitantes.



Sal, petróleo e agroindústria são os principais produtos da economia de Mossoró. O setor industrial tem vivido ciclos diferenciados. No passado, junto ao sal que ainda hoje se sobressai apesar da crise por que passa o setor, floresceram as indústrias de beneficiamento de algodão e da cera de carnaúba.

A vocação industrial extrativista de Mossoró a coloca hoje no pódio como principal produtora de sal e de petróleo (em área terrestre do país). Contribui com 50% da produção salineira do país e mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 47 mil barris/dia, colocam o município como o segundo do país. O primeiro em terra. Mossoró tem ainda uma unidade fabril de cimento.




O clube da cidade, além do Potiguar, é o Baraúnas.
Antes de ser clube de futebol, o Baraunas era um bloco de carnaval em Mossoró. Tendo à frente, o Sr. Vicente Eufrásio, o bloco de rua do bairro Doze Anos costumava ganhar os mais importantes títulos. Naquele tempo, existia uma acirrada disputa entre o Salinista (Agremiação sediada no Bairro São José) - que também tinha um time de futebol - e o Baraúnas.

Alguns integrantes do Barúnas decidiram levar também para os gramados a rivalidade que existia na Avenida. Até então as duas maiores forças do futebol local, eram o Salinista e o Potiguar. Com a fundação do Esporte Clube Baraúnas, no dia 14 de Janeiro de 1960, tendo como berço a sede do Centro dos Artistas.




Em 1966, o Esporte Clube Baraúnas muda sua razão social, para Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas. O Leão do Oeste teve grandes participações no estadual, pricnipalmente nos anos 80. Em 1987, o clube foi vi-ce campeão do estado. Atualmente, o Baraúnas vive uma crise sem precedentes e, ano após ano, ameaça abandonar o estadual. Ano paasado, fechou um contrato com a empresa Sport Business visando a reestruturação do clube.




O Baraúnas possui os seguintes títulos:

Campeão Potiguar em 2006
Campeão de Mossoró em 1961/62/63, 1967 e 1977
Vice-Campeão Potiguar em 1987
e Campeão da Copa Oeste em 2000
Destaque para a belíssima campanha na Copa do Brasil de 2005:

Baraúnas 2x1 América/MG
América/MG 2x1 Baraúnas - Nos pênaltis, 4x2 para o Baraúnas.

Baraúnas 2x1 Vitória/BA
Vitória/BA 0x1 Baraúnas

Baraúnas 2x2 Vasco/RJ
Vasco/RJ 0x3 Baraúnas

Baraúnas 0x5 Cruzeiro/MG
Cruzeiro/MG 7x3 Baraúnas

Chegando assim, nas quartas-de-final.

Próxima Parada: Teresina - Piauí

Nenhum comentário: