A cidade de Teresina tem cerca de 810 mil habitantes. A sua área metropolitana (Grande Teresina), composta pela capital e por cidades vizinhas, tem mais de 1.150 milhão de habitantes.

Teresina fica localizada numa região denominada Chapada do Corisco, isso porque a capital do Piauí é a terceira cidade do mundo onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas.
Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e se transformam num só leito em direção ao Oceano Atlântico.
O espetáculo, de rara beleza, forma o encontro das águas. No lugar há um parque ambiental, com mirantes, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local.

Por sua localização privilegiada, o setor terciário (comércio e serviços) teve significativo desenvolvimento em Teresina, estendendo sua influência por um grande território. As atividades ligadas ao atendimento de saúde pública têm destaque na economia da Cidade, que é considerada um centro de referência médica na região Nordeste.
Teresina possui, de acordo com estatísticas da Prefeitura, 634 estabelecimentos de saúde, sendo 8 hospitais, 181 clínicas médicas e 170 consultórios, empregando quinze mil pessoas. O setor de educação é outra área de referência da Capital, que conta hoje com mais de 25 instituições de ensino superior, atraindo alunos de vários Estados, notadamente das regiões Norte e Nordeste.
Há 30 Anos, era o fim do Poderoso Tiradentes; Por Portal AcessePiauí
Embora não estivesse entrando em campo para nenhum grande jogo do campeonato estadual ou brasileiro, o dia 02 de junho de 1976 entraria para sempre na história da Sociedade Esportiva Tiradentes, o clube piauiense de maior projeção no cenário esportivo nacional.
Naquela noite, a maioria de seus jogadores se envolveu em um bárbaro linchamento que provocou a transferência de seus nomes das paginas esportivas para os noticiários policiais.Longe dos gramados, da imprensa e de seus torcedores, quase todo o time comemorava o nascimento da filha do atacante Jorge Costa em uma boate na zona sul da capital piauiense.
Lá estavam, além de Jorge Costa, artilheiro do campeonato piauiense e um dos principais jogadores da equipe, os atletas Mundinho, Acióli, Célio Rodrigues, Ivan Limeira, Erasmo, Valdeci, Ubirani, Oliveira Piauí, o massagista Anacleto, o roupeiro Anastácio, o motorista Mano.
Em dado momento da farra, o lateral direito Célio Rodrigues se desentende com a prostituta Teresa Neuma.
Provocado pelo zagueiro Ivan Limeira, ele esbofeteia Teresa que, por sua vez, corre para a mesa onde estava o corretor de automóveis Jacob Ferreira Lima, chegado ali há bem pouco tempo.

Jacob vai até seu carro e pega um revolver. Alguns jogadores observam e vão tomar satisfação. Começa a discussão e em seguida Jacob dá o primeiro disparo. E mais outro, ferindo o atleta Valdeci e o roupeiro Anastácio. Vários jogadores vão em sua direção.
Fazendo a dona da boate – Ana Paula – de escudo, Jacob se retira do recinto a pé, sendo perseguido a pouca distancia pelos jogadores, que o apedrejam.A certa altura, ele corre e é perseguido. Ao dobrar a primeira esquina, dá de frente com outro bando de jogadores, ficando cercado e sem alternativa. É agredido a socos e pontapés. O caso termina na polícia, mas Jacob, muito ferido, é transportado para o Hospital Getúlio Vargas, onde veio a falecer poucas horas depois.
O caso foi notícia em todo o país. Jogadores foram presos e o departamento de futebol profissional do Tiradentes desativado pelo Estado Maior da Polícia Militar do Piauí. Por duas vezes, os acusados foram a julgamento, mas recorreram e terminaram por não cumprir nenhuma pena, com o crime sendo prescrito depois de 20 anos.
O Tiradentes tinha, em sua galeria, 10 Campeonatos Piauienses. E também no curriculum a maior goleada do Campeonato Brasileiro, 10x1 do Corinthians/SP.Próxima Parada: Limeira - São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário