terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Associação Atlética Internacional

Depois de irmos a Teresina, iremos pela 1ª vez ao Sudeste do Brasil, mais precisamente na cidade de Limeira, interior de São Paulo, na região de Piracicaba.
Atualmente Limeira tem se destacado na área de jóias folheadas, atraindo atenção de pessoas de todo o mundo. Destaca-se também por possuir várias fazendas históricas que atualmente movimentam o turismo ecológico na cidade.

Sua população hoje é estimada em 280mil habitantes. O município de Limeira está localizado a 154 km a noroeste da cidade de São Paulo na Região Administrativa de Campinas, constituindo-se na sede da Microrregião de Limeira integrada por oito municípios: Araras, Leme, Limeira, Pirassununga, Cordeirópolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Iracemápolis.






A primeira atividade econômica da cidade foi a plantação de café, mas com a crise de 1929 a maior parte dos cafezais da cidade foram erradicados dando lugar a plantação de citrus. A Fazenda Citra tornou-se grande produtora de mudas para citrus.A atividade floresceu com as exportações e de 1932 a 1936, Limeira foi a maior exportadora de laranjas do estado de São Paulo.

Até a década de 60 a cidade era chamada de 'Capital da Laranja', mas ainda hoje Limeira se destaca na produção de mudas de citrus.Outra cultura que está fortemente presente em Limeira é a de cana-de-açúcar. Uma grande companhia refinadora de açúcar também está presente na cidade.

Limeira é um dos vinte pólos industriais do Estado de São Paulo. O setor industrial é bem diversificado e atua nos ramos de metalurgia, mecânica, alimentos, papel e algodão. Conta com empresas de pequeno, médio e grande porte, destas últimas, várias multinacionais.




Atualmente a cidade se destaca na produção de jóias folheadas a ouro contando com mais de 450 empresas no setor, as quais possuem boa reputação em nível mundial. A produção, quase metade de toda a produção nacional nesse setor, é exportada para a Europa, Ásia,África e Américas.



A Associação Atlética Internacional ou Inter de Limeira, como é mais conhecida, é uma equipe de futebol da cidade de Limeira, interior do Estado de São Paulo,Brasil. Em 1986 tornou-se o primeiro time interiorano a sagrar-se campeão paulista.

No início do século existiam em Limeira dois times de futebol. Havia o time das elites, chamado na época de almofadinhas, que se utilizavam de um campo de terra localizado nos altos da cidade, proximidades do Asilo da Mendicidade.

E havia o "Barroquinha", o time do "povão", que também treinava e jogava em um campo de terra, localizado nos fins da Rua Dr. Trajano, então Rua do Comércio, subindo pelo "Bicão", onde se iniciava uma "barroca", daí a origem de seu nome. Neste local foi construído o Estádio de Vila Levy, que sediou os jogos da Inter por muito tempo.

O Estádio Major José Levy Sobrinho, o "Limeirão", atual estádio da Inter, foi inaugurado em 1977.Em uma reunião vibrante e decisiva no dia 2 de outubro de 1913 no Teatro da Paz, hoje Teatro Vitória, apaixonados pelo futebol determinaram que associados e jogadores pagariam um mil réis mensais para fortalecer e tocar adiante o time do peito.

Então a partir da oficialização de sua fundação em 5 de outubro do mesmo ano o "Barroquinha" se tornava a Associação Atlética Internacional. O nome da Inter surge da idéia de homenagear todas as gentes em Limeira radicadas (imigrantes japoneses, italianos, alemães, portugueses, etc.).

Títulos:

Campeonato Paulista da Primeira Divisão -1986
Campeonato Paulista da Segunda Divisão -1978,1996,2004
Campeonato Paulista da Terceira Divisão -1966
Campeonato Brasileiro da Série-B - 1988
Próxima Parada: Cuiabá - Mato Grosso

Um comentário:

Anônimo disse...

oiii!!! obrigada pela nota que destes para meu blog!!!