domingo, 4 de fevereiro de 2007

Clube Municipal Ananindeua

Pegamos um expresso e saímos da Paraíba com destino ao Pará, na Grande Belém, onde fica localizada a cidade de Ananindeua.
Ananindeua foi fundada em 1943 e hoje possui um pouco mais 482 mil habitantes. É margeado pelo Rio Maguari onde localizam-se suas 36 ilhas. O nome Ananindeua é de origem tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.





As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do Rio Maguari. Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde.

O clima é megatérmico, úmido, temperatura elevada em torno de 25ºC, pequena amplitude térmica. O regime pluviométrico está em torno de 2.250 a 2.500mm com chuvas regulares, com maior concentração de janeiro a junho. A umidade relativa do ar está em torno de 85%.



O Clube Municipal Ananindeua agita a cidade desde 3 de Janeiro de 1978; A equipe recebe ajuda de um famoso prefeito da cidade. É Helder Barbalho, filho de Jáder Barbalho. O CMA é um dos seus núcleos políticos: Helder ajudou o time a retornar para a Segunda Divisão estadual e a contratar jogadores experientes, muitos dos quais já haviam atuado no Paysandu e no Remo, levando a equipe para a Primeira Divisão em 2002.



Há alguns anos, o Ananindeua incomoda surpreende no futebol paraense. Em 2002, chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Paysandu. Em 2004 a equipe ficou na 4ª colocação. E em 2006, chegou a ser campeã do Primeiro Turno, enfrentando o Paysandu na final e sendo apenas derrotado nos pênaltis, após vencer o Papão por 3x2.

O clube ainda comemora o título da 2ª divisão paraense em 1996 e o vice do mesmo campeonato de 2001.

Próxima Parada: Fortaleza - Ceará

Nenhum comentário: