
Fortaleza hoje é, sem dúvida, uma das grandes capitais do Brasil. Com uma população de quase 2.600.000, Fortaleza é a 4ª capital em população, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Atualmente, é o maior PIB do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma movimentação econômica de aproximadamente 16 bilhões de reais ao ano, dados do IBGE.
A Região Metropolitana de Fortaleza tem cerca de 3.415.455 habitantes, sendo uma das cinco maiores áreas urbanas do Brasil e a terceira maior do Nordeste. Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. É por ele que chegam à cidade o maior número de turistas.
O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. A principal área de comércio continua sendo o bairro Centro reunindo o maior número de estabelecimentos. A Avenida Monsenhor Tabosa é outro corredor comercial importante, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema, bem como a Avenida Gomes de Matos no bairro Montese.
Os vários shoppings, dentre os maiores o Iguatemi, North Shopping, Benfica, Aldeota, Del Paseo, formam importantes áreas de comércio e entretenimento.
No mercado financeiro Fortaleza é a sede do Banco do Nordeste. O Banco Central do Brasil tem uma unidade descentralizada em Fortaleza, assim como a Bovespa. Outros bancos que foram extintos como o BANCESA e o BEC que foi incorporado pelo Bradesco tiveram suas sedes na cidade. Foi sede do BICBANCO até 1995.
O América foi fundado no dia 11 de Novembro de 1920, seu presidente hoje é Gianpolo Damasceno. O América não disputa a 1ª divisão cearense de 1998. O clube, na sua fundação não conseguiu a inscrição para o certame de 1920, conseguindo apenas no ano seguinte.
O clube foi vice-campeão cearense de 1923, perdendo o título para o Fortaleza.
E foi sempre assim, o América raras vezes chegava com destaque no Campeonato Cearense, sempre ficava entre penúltimo e último colocado, disputava essas duas posições com o também antigo Calouros do Ar.
Em 1935 foi um ano especial para a torcida do América, o clube conseguiu ser Campeão Cearense, desbancando o extinto Maguari. Em 1966, o América repetiu a dose e conquistou seu último título cearense de sua história, derrotando o Ceará na decisão.
Em 1998, a segunda divisão cearense foi criada, e o América, juntamente com o Calouros do Ar foram rebaixados. Na segunda divisão continuaram sendo lanterna e vice-lanterna alternadamente, até que a 3ª divisão foi criada, e hoje, ambos estão lá. Talvez se uma 4ª divisão for feita, já terá 2 clubes, infelizmente.
Em 1967 o clube participou da Taça Brasil, e foi vice-campeão Norte/Nordeste, perdendo o título para o Náutico, de Recife.
Próxima Parada: Mossoró - Rio Grande do Norte
Um comentário:
^^
mecão!!
ejaehioaheiuoae
:D
bixo ta massa
dps tu me ensina direito como boto deu blog la no meu tah
;@
falow
Postar um comentário